Junho é reconhecido mundialmente como o Mês do Orgulho LGBTQIA+ por uma razão histórica e simbólica. Tudo começou em 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova York, resistiram a uma violenta batida policial. Naquela noite, pessoas da comunidade LGBTQIA+, cansadas da repressão e da discriminação, reagiram e iniciaram um movimento de luta por direitos civis que ganharia força nos anos seguintes.
Esse momento, conhecido como a Rebelião de Stonewall, marcou o início de uma nova era de visibilidade, resistência e conquista. Desde então, junho se tornou um mês de mobilização e celebração, para lembrar que o direito de existir com dignidade e liberdade precisa ser protegido e respeitado.
Mais do que comemoração, o mês do orgulho é um ato de memória, resistência e amor. É o momento de afirmar que ninguém deve sentir medo de ser quem é. É sobre se orgulhar da própria identidade, apoiar quem ainda enfrenta barreiras e construir um futuro com mais respeito, inclusão e igualdade.
Orgulhe-se de quem você é. Sua existência é legítima, necessária e merece ser celebrada todos os dias.